quarta-feira, 6 de abril de 2011

“O Colégio vamos colorir para o mundo sorrir”



A nossa Área de Projecto do 6ºD
  
No início do segundo período, começámos por explorar os espaços envolventes do colégio e verificámos que havia plantas invasoras, entre as quais as acácias que deveriam ser substituídas por outras árvores. Organizámos grupos para realizarem as várias tarefas: escrever cartas para os viveiros, para o director do colégio e para a junta de freguesia de Calvão; encenação da peça de teatro “A vida Mágica da Sementinha”, o concurso de poesia “Floresta, Energia e Água” e o trabalho de campo, que consistiu em desbastar plantas invasoras e plantar  espécies da nossa região.
            Tivemos a ajuda de alguns professores como: Alírio Dinis, para plantar os arbustos e flores    nos espaços exteriores do colégio; Manuel Pereira (arranque de acácias e plantas invasoras) e Graça Conceição,  para redigir as cartas e pedir patrocínios aos viveiros da nossa região de acordo com o planeamento do projecto “O colégio vamos colorir para o mundo sorrir”).
            Todas as quartas-feiras, durante as aulas de área de projecto, todos nós nos empenhámos em tratar um pouco mais do nosso espaço florestal que necessitava da nossa intervenção.
              Por acaso as flores que nós escolhemos foram as que melhor ficaram no espaço do colégio: as bétulas, os carvalhos, os loureiros, os pinheiros mansos, os Medronheiros, os plátanos, os choupos e outras variedades importantes para embelezar este espaço natural. Estivemos a plantar estas magníficas flores no 2º ciclo e no espaço envolvente do colégio.
            Deu algum trabalho, mas valeu a pena para proporcionar a toda a comunidade um ambiente mais colorido, mais alegre e mais saudável.
Peça de Teatro "A Vida Mágica da Sementinha"
             Foi uma boa experiência para quem não sabia trabalhar na terra, e nós a turma do 6ºD adorámos. Espero que façam também trabalhos assim, porque vale a pena fazê-lo pelo nosso colégio e se não formos nós a pensar em novas técnicas para melhorar o ambiente, nem tudo se torna realidade.
Este relatório foi realizado pelas alunas do 6ºD:Adriana Pinto, Eduarda Martins, Inês Rodrigues, Inês Pinto.


           

1º Encontro de Escolas Católicas da Diocese de Aveiro

Painéis de Azulejo