sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Comemoração do 5 de Outubro


 Na semana de 4 a 9 de Outubro, visitámos a exposição comemorativa do dia 5 de Outubro (feriado nacional). Esta exposição foi organizada pelos professores de História coordenadora da Biblioteca Escolar.
Foi um privilégio visitarmos esta exposição representativa de um acontecimento que marcou o ano de 1910. Vista pela maior parte dos alunos do colégio de Calvão, esta iniciativa deu-nos oportunidade de tomarmos contacto com alguns brinquedos, livros e mapas  contemporâneos, a reconstituição de uma sala de aulas da época e um breve resumo dos acontecimentos associados à implantação da República.
A Revolução teve início no dia 4 de Outubro de 1910 , em Lisboa, onde parte da população e alguns militares revoltosos (apoiados pela maçonaria) saem à rua, com o fim de acabar com a Monarquia e proclamar a República. No dia 5 de Outubro, é então, proclamada a República na Câmara Municipal de Lisboa
            O rei D. Manuel II é exilado em Inglaterra com a restante família e fica como presidente provisório Teófilo Braga. Mais tarde, é eleito como primeiro presidente de Portugal, Manuel de Arriaga.
A implantação da República fez com que Portugal mudasse a sua bandeira, o seu hino e a sua moeda (para escudo). Este dia é considerado de tal modo importante que é feriado nacional.
Inês Margarido  |  nº15  |  9ºC
Inês Laranjeiro  |  nº16  |  9ºC

1º Encontro de Escolas Católicas da Diocese de Aveiro

Painéis de Azulejo